Mês de setembro é marcado por comemorações de santos importantes

Anjos Pedestal Baby COD:11001
Você já deve ter ouvido falar no “príncipe guardião e guerreiro”, “padroeiro da diplomacia” e “guardião da cura física e espiritual”. Essas são algumas das definições dos três arcanjos, mais conhecidos como Miguel, Gabriel e Rafael. 

Fazendo parte das festividades da Igreja Católica, o dia 29 de setembro é marcado pela comemoração dessas três figuras importante dentro da cultura religiosa.

Com muita fé e convicção, Miguel é considerado o protetor dos justos e seu nome significa “semelhança de Deus".

Rafael representa a cura, sendo defensor e protetor de todas os seres humanos, independente de classe social. 

Gabriel é o arcanjo que se comunica através da trombeta. Sendo citado  como emissário de Deus para companhar o advento da salvação. 

Juntos, os três arcanjos formam a segunda classe da hierarquia celestial e são citados também no Islamismo e Judaísmo.

O protetor da infância

Basta olhar nos olhos de uma criança ou dos animais para sentir no coração a pureza, amor e plenitude.

Relicário Vitrine Cosme e Damião COD 11038
Com essa visão mais sensível e apurada, os santos gêmeos Comes e Damião marcaram suas existências usando os dotes da medicina para ajudar gratuitamente as pessoas. Na igreja católica comemorá-se a data dos protetores no dia 26 de setembro. As religiões afros celebram no dia 27 e a igreja ortodoxa, dia 1 de novembro.

Tendo como nomes verdadeiros Acta e Passio, os santos viveram no século III na região da síria.

Até os dias de hoje todos os anos o dia de São Cosme e Damião é comemorado e evidenciado devido ao sincretismo religioso. As religiões afros aproveitam a data para distribuir doces para as crianças. 

Aqui no Brasil, temos muito forte a devoção pelos protetores dos pequenos e dos animais demonstrando o quanto eles são tão atuais e presentes no dia a dia das pessoas.

Fonte de pesquisa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário